• RSS
  • Orkut
  • Twitter
  • Facebook
  • Regeneração vs Decisionismo - Paul Washer: Nesta impactante mensagem, Paul Washer nos faz observar a cultura caída que está ao nosso redor e nos leva a uma profunda meditação sobre nossos atuais métodos de evangelismo. (Por VoltemosAoEvangelho.com)
  • Mais do amor de Deus: Uma breve reflexão sobre o grandioso amor de Deus em nossas vidas.
  • Mordi a maçã! E agora?: Vacilei, fiz besteira, viajei, acabei fazendo tudo que eu não queria. O pior é que amo a Deus e quero agradá-lo. Não é por querer, mas sempre caio, sempre erro, e depois me sinto como o pior ser humano no mundo. Sou um pecador que precisa de misericórdia, dia após dia.
  • Estudos Bíblicos para sua edificação!: Leia estudos Bíblicos que ajudarão muito em sua vida, se você praticá-los.
  • Pregações: Veja Vídeos de diversas pregações que edificarão muito a sua vida!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Meu Desabafo no Dia da Reforma - Thiago Ibrahim

Posted by Jefferson Ricardo On 12:03 No comments


O Desabafo

31 de outubro de 1517. Essa é uma data que deveria ser lembrada pelos evangélicos como um marco na história. Digo isso, porque não vi no dia de ontem a Reforma ter sido citada em minha igreja (uma igreja Batista por sinal). Admito: isso me deixou muito triste e angustiado. Certa vez ouvi alguém dizer que "um povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde está indo" e agora me pego acreditando piamente nisso. A imensa maioria dos evangélicos brasileiros sequer sabe o que significou pra nós a Reforma Protestante e isso não é bom. Mas o que mais me indigna é ver cristãos que não se dão ao trabalho de conhecer o fato, pra saber como Deus agiu na história a favor de seu puro e simples Evangelho. A impressão que fica é que na EBD, onde se deveria estudar esses fatos marcantes da nossa fé, abre-se espaço pra tudo, menos para a Bíblia e a história da Igreja.

Sabendo disso, mantenho firme a minha posição de te alertar dizendo que se você é cristão (ou apenas crente, expressão mais adequada para os nossos dias) tem o dever conhecer a história da sua fé. E o objetivo desse meu texto é te ajudar nisso. Escrevo hoje pra contar um pouco do que aprendi. Espero também suscitar em você a vontade de conhecer um pouco mais sobre teologia, sobre o cristianismo e seus movimentos históricos. Quem sabe assim paremos de ser escravos de homens que tentam nos ludibriar e deter o poder usando pra isso o nome de Deus.

Questionamentos

De onde surgiu o cristianismo protestante? Por que católicos e evangélicos não se unem em uma só fé? Quando foi que inventaram essa religião evangélica? Quem foi o fundador do protestantismo? Por que católicos e evangélicos acreditam no mesmo Deus, mas não são uma só fé? Você, cristão, precisa saber responder a essas perguntas e o apóstolo Pedro deixa em uma de suas cartas um conselho sensato:

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da fé que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Então, vamos falar um pouco sobre reforma? Logo depois, se me permite, tenho alguns outros conselhos pra você. Vamos lá!


A Reforma

O marco da Reforma Protestante e talvez o ato que a simbolize seja Martinho Lutero afixando 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. As 95 Teses, sobre as quais já tratei aqui, desafiavam os ensinamentos da Igreja quanto às penitências, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências. As Teses impulsionaram o debate teológico, trazendo parte da Igreja da época à reflexão acerca das práticas de seus líderes e sobre a Palavra de Deus.

Apesar de tratarem também das penitências, e da autoridade do papa, a ênfase das Teses de Lutero era sobre as indulgências, que eram títulos de garantia de perdão para aquelas pessoas que contribuíssem financeiramente para a Igreja, e principalmente para a construção da Basílica de São Pedro, em Roma. Esses títulos eram assinados pelo Papa e tinham como finalidade assegurar que o nome da pessoas que ali estivessem escritos teriam suas penas perdoadas. O grande responsável por essa venda de indulgências foi, Johann Tetzel, capitaneado pelo Papa Leão X (fato negado veementemente pelos católicos).

O resultado das 95 Teses de Lutero foi o nascimento das tradições luteranas, reformada e anabaptista dentro do cristianismo.


Conselhos

Esses foram os fatos do século XVI. E hoje? Será que temos alguém usando a Bíblia pra angariar fundos para construção de templos? Será que você vê alguém prometendo bençãos em troca de dinheiro? Será que você vê líderes usando a prerrogativa da liderança pra subjugar o povo? Se a sua resposta for "sim", faço novas perguntas: o que você tem feito contra isso? Se você faz parte de uma igreja, como cristão tem o dever de defender a sã doutrina e lutar a favor do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. É impossível que alguém que conheça a verdade não combata a mentira. O apóstolo Paulo em conselho a Tito diz o seguinte:

"Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito." Tito 2:7-8

Aproveite esse momento, no dia de hoje, para refletir sobre a fé evangélica brasileira e os rumos que estamos tomando ao nos afastarmos dos ideais da fé reformada. O meu conselho a você, caro leitor, é que analise os propósitos da sua congregação e não tenha medo de confrontar aquilo que está errado. Converse com seu pastor, observe o trato dele com relação às escrituras e a fé. Seja um reformador, pois um dos lemas da reforma é "Igreja Reformada, Sempre se Reformando".

Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Sejamos Luteros!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário aqui!
Que DEUS te abençoe!