• RSS
  • Orkut
  • Twitter
  • Facebook
  • Regeneração vs Decisionismo - Paul Washer: Nesta impactante mensagem, Paul Washer nos faz observar a cultura caída que está ao nosso redor e nos leva a uma profunda meditação sobre nossos atuais métodos de evangelismo. (Por VoltemosAoEvangelho.com)
  • Mais do amor de Deus: Uma breve reflexão sobre o grandioso amor de Deus em nossas vidas.
  • Mordi a maçã! E agora?: Vacilei, fiz besteira, viajei, acabei fazendo tudo que eu não queria. O pior é que amo a Deus e quero agradá-lo. Não é por querer, mas sempre caio, sempre erro, e depois me sinto como o pior ser humano no mundo. Sou um pecador que precisa de misericórdia, dia após dia.
  • Estudos Bíblicos para sua edificação!: Leia estudos Bíblicos que ajudarão muito em sua vida, se você praticá-los.
  • Pregações: Veja Vídeos de diversas pregações que edificarão muito a sua vida!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Está bem a sua Alma? Uma Ode à Vida Cristã - Thiago Ibrahim

Posted by Jefferson Ricardo On 11:30 No comments


Talvez você já deva ter lido aqui o que penso sobre a falta de profundidade biblica e superficialidade da música gospel. Sou sim um crítico desse mercado que foi criado para faturar milhões e alienar pessoas, cantando mensagens de auto-ajuda e prosperidade material, mas que em nada ajuda nas agruras do dia a dia, nas tragédias e sofrimentos que passamos. Hoje, porém, no contraponto disso, o meu objetivo escrevendo esse texto é te mostrar como é possível resumir toda a vida cristã em apenas uma música. Desde de criança, quando aprendi a tocar bateria, admiro a construção poética e musical dessa que pra mim está entre as mais belas músicas cristãs compostas em toda a história do cristianismo.

Antes de mostrar a música pra você preciso compartilhar a história dessa composição e contar pra você como o compositor teve a inspiração para escrever essa ode à vida cristã. Existe uma outra música que ouço desde criança que diz em um de seus versos:

"Os mais belos hinos e poesias,
Foram escritos em tribulação,
E do céu, as lindas melodias,
Se ouviram, na escuridão." 126 HHC

Não é dessa música que trato, ela serve apenas para corroborar aquilo que disse sobre resumir a vida cristã com suas lutas e sofrimentos em poesia e música. Para contar a história da música a qual se refere esse post é importante contar também a história de vida do autor de sua poesia: Horatio Gates Spafford que foi um advogado americano. A história desse cristão é marcada por alguns acontecimentos trágicos e, durante a pesquisa me lembrei um pouco da história de Jó, um dos mais marcantes personagens bíblicos. Você vai entender a razão; prossiga com a leitura.

A Tragédia

Em 8 de outubro de 1871, o Grande incêndio de Chicago devastou a cidade. Horatio era um advogado de grande sucesso e havia investido fortemente no mercado imobiliário daquela cidade. O incêndio destruiu quase todas as suas posses adquiridas com seu trabalho.

Dois anos depois, Spafford resolveu mandar sua família passar as férias na Inglaterra, sabendo que seu amigo Moody estaria pregando na região durante aquele outono. Por estar envolvido com seus negócios, enviou primeiramente sua família: a esposa (Anna Tubena Larsen) e suas quatro filhas Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), and Tanetta.

Em 21 de novembro de 1873, enquanto elas atravessavam o Atlântico no navio a vapor Ville du Havre, foram atingidas por uma embarcação de ferro levando o Ville du Havre a pique e tirando a vida de 226 pessoas que estavam a bordo, incluindo todas as suas filhas. Spafford recebeu a fatídica notícia quando sua esposa (que sobreviveu à tragédia), ao chegar a salvo à Inglaterra, enviou-lhe um telegrama com a mensagem "Saved alone" ("salva sozinha", indicando assim que havia sido a única sobrevivente da família).

A Canção

Após ficar sabendo do ocorrido Spafford então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas. De acordo com Bertha Spafford (filha nascida após a tragédia), foi exatamente durante a viagem que Sparfford teve a inspiração para escrever a poesia que mais tarde seria arranjada em melodia e harmonia.

A música, que até agora não revelei, intitula-se "It Is Well with My Soul", é mais conhecida no Brasil como "Sou Feliz com Jesus". Ela faz parte dos hinários de muitas igrejas cristãs brasileiras e que com certeza você deve conhecer. A profundidade da letra deixa claro o sofrimento padecido por este servo de Deus, que em momentos algum durante suas perdas deixou de confiar em Jesus, sabendo que o seu Salvador era tudo o que possuía, muito além das riquezas conquistadas e mesmo dos próprios filhos que acabara de perder e que esperava que seu Senhor iria lhe daria um alento que se não se compara às agruras presentes.

O manuscrito original possui apenas quatro versos, mas, segundo a filha de Horatio o quarto verso foi adicionado depois, e a linha final ligeiramente modificada. Vale destaque para a a melodia, composta por Philip Bliss em 1876, que foi intitulada Villa du Havre, o mesmo nome do navio do acidente.

O Legado

Após o naufrágio do Ville du Havre, Anna deu à luz mais duas flhas e um filho. Em 11 de fevereiro de 1880, seu único filho, também chamado Horatio, morreu com quatro anos de idade, por escarlatina. Em agosto de 1881, os Spafford rumaram a Jerusalem liderando um grupo de treze adutos e três crianças, para fundar uma sociedade utópica nomeada Colônia Americana. Membros da colônia, juntos com cristãos suecos que posteriormente se uniram a eles, iniciaram um trabalho filantrópico entre o povo de Jerusalém, independentemente de religião, sem proselitismo. Com isso ganharam a confiança de comunidades muçulmanas, judias e cristãs do local. Durante e logo após a Primeira Guerra Mundial, a Colônia Americana (localizada na área da frente oriental da guerra) teve um papel fundamental no apoio a estas comunidades, trabalhando em hospitais, orfanatos e preparando refeições, dentre outras obras de caridade.

Spafford faleceu em 16 de outubro de 1888, por malária, tendo sido enterrado em Jerusalém, mas seu legado perdura após sua morte. A poesia de sua vida e tragédia foi perpetuada em forma de canção e toca os corações mundo afora, mostrando através da música que  "viver é Cristo e o morrer é lucro" Fl 1:21.





Que Deus nos abençoe e nos faça aprender com Spafford que a vida cristã é feita também de sofrimentos e tristezas, mas que, mesmo em meio ao sofrimento, perdas, pavores, angústias, tristezas e desilusões devemos estar alicerçados sobre a promessa que Jesus Cristo nos fez: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28:20). E é este mesmo Jesus que em breve nos levará para junto Dele. Essa é a esperança que nos faz abrir a boca dizer pra todo o mundo ouvir, mesmo em meio a maior das provações, "Minha alma está em paz, pois tenho Jesus".

Que Deus traga paz ao seu coração.

Por Thiago Ibrahim . Blog do Ibrahim

*******
Nota do editor: Uma vez li o testemunho desta canção no blog da Ana Paula Valadão. Não desmerecendo o Tiago, mas posto aqui para conhecimento de todos. Segue o link: http://www.diantedotrono.com/blogdaana/2011/08/19/sou-feliz-historia-da-composicao/

Graça e paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário aqui!
Que DEUS te abençoe!